Caderno de Educação Patrimonial – Educação, Memórias e Identidades

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba – Iphan/PB, por meio da Casa do Patrimônio de João Pessoa, publica o terceiro volume da série de Cadernos Temáticos de Educação Patrimonial.
Intitulado “Educação, memórias e identidades, o Caderno Temático tem como objetivo apresentar aos professores e demais interessados textos de referências sobre Educação Patrimonial, bem como diferentes experiências de atuação com Educação Patrimonial desenvolvidas no Estado da Paraíba, seja na escola ou fora dela.
Parte dos textos foi produzida pelos participantes do curso “Educação Patrimonial: Reflexões e Práticas”, que a Casa do Patrimônio de João Pessoa promoveu na Estação Cabo Branco, no mês de outubro de 2012. Além desses, compõem o caderno o artigo de Elinaldo Braga, que trata das bandas cabaçais do sertão paraibano; a experiência relatada por Daniella Lira, baseada em sua pesquisa para o mestrado em patrimônio cultural do Iphan, sobre a identidade sertaneja paraibana, a partir das marcas de ferrar gado e das tradições dos vaqueiros e ferreiros; e o texto do poeta e museólogo Mário Chagas, que reflete sobre o jogo político entre a Educação, o museu e o patrimônio cultural.
O objetivo é que o Caderno Temático possa oferecer oportunidades de reflexão e aprofundamento aos professores sobre os processos educativos e sua relação com as memórias e identidades dos seus alunos, partindo do contexto sociocultural da comunidade e do seu entorno, estimulando um novo olhar para a escola e o território no qual está inserida.
O Caderno Temático pode ser acessado através do link:

Ou a versão pdf:

Caderno Temático 03 – Parte 01
Caderno Temático 03 – Parte 02
Caderno Temático 03 – Parte 03