Programa João Pessoa, Minha Cidade

A primeira ação estabelecida pela Casa do Patrimônio de João Pessoa foi o Programa de Educação Patrimonial “João Pessoa, Minha Cidade”, que consiste em promover ações educativas no sentido de aproximar os alunos de sua história, de modo a promover um sentimento de pertencimento para com o seu patrimônio cultural.

Desse modo, o programa é organizado em etapas. Inicialmente estabelece-se contato com os gestores das escolas, que são informados sobre o objetivo do programa, buscando a parceria para que possa ser implementado.

Na etapa seguinte, é realizada uma sensibilização com os alunos, a partir de sua realidade local, sobre o que é patrimônio cultural, discutindo-se temas como memória, identidade, cultura, entre outros.

 

Após as oficinas de sensibilização, são realizadas aulas de campo no Centro Histórico, buscando aproximar o ideal de pertencimento próprio de cada um para com os patrimônios locais.

Na última etapa, os alunos participam de uma oficina de arte-educação, na qual aprendem alguma técnica artística e relacionam com o trabalho com o patrimônio cultural. A utilização de alternativas lúdicas favorece a comunicação das ideias e saberes construídos.