Vale do Gramame: Memórias e Vivências

A região do Vale do Gramame é rica em recursos naturais e preciosa pela vivacidade cultural. Abrange comunidades rurais, urbanas, quilombolas e indígena, com uma população aproximada de 20 mil habitantes, situada numa área periférica das cidades de João Pessoa e Conde.

Dentre as expressões culturais existentes no Vale, podemos destacar o coco de roda, a ciranda, a capoeira, a poesia popular, a lapinha, a quadrilha junina, a pesca, o forró pé-de-serra, o artesanato, as brincadeiras infantis, o cultivo e o manuseio de ervas, além de muitas narrativas lendárias. Em toda sua área ambiental destacam-se o Rio Gramame, o Rio Jacoca, as cacimbas, a estrada Velha para Recife e toda sua área de Mata Atlântica. E reverência também se faz necessária para a bela Ponte dos Arcos, que une os municípios de João Pessoa e Conde.

A exposição “Vale do Gramame: Memórias e Vivências”, ao mesmo tempo que convida o público a vivenciar a riqueza cultural dessa região, também faz uma homenagem aos mestres e mestras locais, que mantêm vivas as suas referências culturais, transmitindo-as às novas gerações.

Além de painéis educativos, também serão expostos objetos, como um grande barco em madeira, que retratam o cotidiano e as referências culturais das comunidades. A exposição contará ainda com vídeos produzidos pela Escola Viva Olho do Tempo, mostrando a riqueza do Vale pelo olhar dos seus moradores e mestres da cultura popular.

A exposição é uma parceria entre a Superintendência do Iphan na Paraíba e a Congregação Holística da Paraíba – Escola Viva Olho do Tempo.

O catálogo da exposição pode ser acessado no seguinte link: