Praça Barão do Rio Branco – Memórias

Juntamente com a inauguração da revitalização e entrega da Praça Barão do Rio Branco ao público, por meio dos recursos do Plano de Aceleração do Crescimento para as Cidades Históricas – PACH, foi aberta a exposição “Praça Barão do Rio Branco – Memórias”, no dia 18 de agosto de 2010, na Casa do Erário. A exposição contou com 2.851 visitantes, entre alunos, comunidade e turistas. Vários depoimentos orais e escritos foram registrados durante toda a exposição que durou três meses.

Fotografias da trajetória histórica da praça, seus usos e materiais arqueológicos encontrados durantes as obras compuseram a exposição.  O espaço mais lúdico e com maior participação dos visitantes foram os monóculos afixados por fios na parede, com fotos antigas e atuais da praça.

Anteriormente utilizada como estacionamento e lavatório de veículos, agora o espaço é de conversas, namoros, descansos e música. Momentos desse novo uso foram captados e registrados por lentes fotográficas e periodicamente expostos nos monóculos para apreciação dos visitantes durante a exposição.