João Pessoa, Minha Cidade

Entre tantos frutos, o desenvolvimento do Programa “João Pessoa, Minha Cidade” propiciou como resultado a produção das aquarelas oriundas das oficinas de arte-educação.  Com um material riquíssimo em mãos, percebeu-se que era necessário mostrar à sociedade, e em especial ao público escolar, o resultado desse Programa. O caminho encontrado foi a montagem de uma exposição, com a participação dos próprios artistas das obras, ou seja, os alunos.  Após uma seleção, foram escolhidas vinte aquarelas que foram emolduradas e preparadas para serem expostas. Para o processo de montagem, foram contactados todos os alunos autores das obras selecionadas, convidando-os para participar do processo de planejamento e montagem da exposição. Deste modo, a equipe realizou uma série de reuniões e oficinas com tais alunos, abordando desde História da Arte, princípios gerais de exposição, visitas a exposições da cidade, entre outras atividades.  Para essas oficinas, tivemos o apoio de duas estudantes do curso de artes visuais da UFPB.

Um dos momentos mais marcantes foi o reconhecimento dos artistas com suas peças. Alguns confundiram suas obras e não reconheceram que haviam feito peças tão belas.

Além das aquarelas, a exposição abordou todo o trabalho desenvolvido no Programa “João Pessoa, Minha Cidade”, desde o início de sua implementação até o processo de avaliação.